São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro milagre

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Paulo Henrique Amorim não é porta-voz, pelo menos, não por enquanto. Mas ontem, no programa World Report, da CNN, o correspondente da Globo entrou com uma visão do governo Fernando Henrique que já não é bem aquela da campanha para presidente.
Começou com uma simples, ainda que exaltada, descrição para a vitória do tucano:
– Em junho, o Plano Real foi introduzido. O resultado foi dramático. Preços caíram sem o controle de preços. E o poder de compra das pessoas de baixa renda aumentou muito. O real foi criação de Cardoso, e ele beneficiou-se do sucesso.
Até aí, nada de novo. O que seguiu é que causa espécie:
– A inflação está agora em 2% ao mês. Um milagre, considerando o problema econômico recente do Brasil. Mas o real é para valer ou uma bolha perto de estourar? Cardoso responde que vai combater a inflação não importa o quanto for doloroso. Isso significa mover-se para uma economia mais aberta, e mais produtos importados.
E o mais importante:
– Também vai significar a privatização de empreendimentos de propriedade do Estado, como as companhias de petróleo e de telecomunicações, as vacas sagradas dos nacionalistas brasileiros do passado.
Milagre rápido
O novo milagre faz água. Da Bandeirantes: ``Preço da cesta básica sobe quase 10%."
Notícia velha
Foi mais uma mortandade no Rio, com um total de vítimas entre 13 e 17, segundo esta ou aquela emissora. Contudo, não foi o número o que interessou mais à televisão, ontem.
Em todas as emissoras, na Globo, no SBT, Bandeirantes, o que contou mais foram as imagens. No Aqui Agora, mais sincero ou mais descarado, o desinteresse com o fato em si ficou evidente ao iniciar-se o programa, com a manchete:
– E atenção! A guerra ao tráfico do Rio deixa jornalistas presos no meio do fogo cerrado entre bandidos e polícia. Daqui a pouco você vê as imagens. Você não pode perder!
Nada de mortos. Ao que tudo indica, por numerosa que seja, hoje uma carnificina não rende, sozinha, uma manchete de TV.

Texto Anterior: TRE do Rio não sabe quando recontar votos
Próximo Texto: General elabora plano pedetista antiviolência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.