São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-eleitos iniciam campanha desorientados ;Sem-teto

AZIZ FILHO
DA SUCURSAL DO RIO

Ex-eleitos iniciam campanha desorientados
Novas eleições no Rio obrigam candidatos a cancelar ou interromper viagens para retomar disputa eleitoral
A convocação de novas eleições proporcionais no Rio de Janeiro deixou muitos dos candidatos que haviam sido eleitos à beira de um ataque de nervos.
Os ex-eleitos não sabem como pedir dinheiro emprestado tendo dívidas a pagar, cancelaram ou interromperam viagens e choraram de arrependimento por ter jogado fora sobras de material.
A psicóloga Solange Amaral, 41, que havia sido eleita deputada estadual pelo PV, doou 50 mil panfletos ao Ecomercado, uma fábrica de reciclagem de papel.
Ela começou a nova campanha com 15 santinhos que descobriu no porta-malas do carro. Solange soube da anulação das eleições na praia de Geribá, em Búzios (191 quilômetros do Rio), quando bebia uma caipirinha deitada na areia.
``Ia ficar duas semanas e voltei no segundo dia. O pior é que estou sem um puto", disse a candidata, que tem feito as reuniões da nova campanha no playground do edifício onde mora.
Os candidatos do PV que deixaram panfletos e bandeiras no comitê central foram vítimas de uma atitude ``politicamente correta" da funcionária Claudete Pizani, 37.
Claudete vendeu todo o papel para reciclagem e, com R$ 12,00, comprou sanduíches para militantes do partido.
Um dos desfalcados foi Fernando Gabeira, 54, ex-eleito para a Câmara dos Deputados. ``Só sobrou um pouco de panfletos do Lula", diz Gabeira.
Ele já recarregou a bateria do aparelho de som que instalara em sua bicicleta para pedir votos nas praias da zona sul ao som do rap ``Rio 40 graus", cantado por Fernanda Abreu.

Sem-teto
O vice-presidente nacional do PSDB, Ronaldo Cézar Coelho, se transformou, da noite para o dia, em um candidato sem-teto.
Sócio do banco Multiplic, ele cedeu seu sofisticado comitê para o candidato do partido ao governo, Marcello Alencar.
Ronaldo ainda ``confiscou" para a campanha de Alencar, que coordena, uma Veraneio, equipada com telefone e geladeira, do empresário Márcio Fortes, que também se elegera. ``O Márcio vai ter de arrumar outro carro", diz.
O deputado estadual Átila Nunes (PMDB), 45, ex-eleito para o sétimo mandato, soube da notícia no dia em que chegou a Miami com a mulher e os filhos.
``Só deu tempo para dormir uma noite e embarcar de volta no dia seguinte", afirmou Nunes, ao lado do companheiro de bancada Délio Leal, que não sabe ``com que cara pedir dinheiro emprestado devendo R$ 25 mil".
A vereadora Laura Carneiro (PP), também ex-eleita para a Câmara dos Deputados, chegou a Nova York e, antes de desfazer as malas, embarcou para o Rio.
A deputada Cidinha Campos (PDT) não perdeu a calma. Ela prometera ao filho três dias em Búzios após a apuração. Cumpriu a promessa, mas levou consigo um computador para remontar a estratégia da campanha, longe das areias de Geribá.

Texto Anterior: Garotinho vai rever estratégia
Próximo Texto: Rossi quer vencer com `inconsciente coletivo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.