São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verão traz nova cervejas importadas

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

O consumo de cervejas importadas, até pouco tempo restrito a apaixonados pela bebida e colecionadores de latinhas, promete explodir no próximo verão.
É que com a queda das alíquotas (imposto) para a importação da bebida, as lojas especializadas esperam uma explosão no consumo das cervejas importadas.
Hoje, o preço médio de uma latinha estrangeira gira em torno de R$ 1,50, quase três vezes mais do que as latinhas nacionais.
Mas a expectativa dos revendedores é de que o preço caia, a exemplo do que já está acontecendo com as marcas que entraram no país recentemente.
A cerveja norte-americana Sthros, por exemplo, está em promoção em quase todas as lojas, com preço variando entre R$ 0,75 e 1,50 (veja quadro ao lado).
A reportagem da Folha percorreu seis das principais revendedoras de bebidas importadas de São Paulo e encontrou mais de 60 marcas de cervejas importadas à venda, vindas de 16 países diferentes.
A maioria das latinhas importadas vem dos Estados Unidos, Holanda e Itália. Mas com um pouco de paciência, dá para encontrar cervejas tchecas, belgas, israelenses e panamenhas.
Em quase todas as lojas que a Folha visitou, o estoque estava chegando ao fim e muitas marcas estavam em falta.
Segundo os revendedores, isso está acontecendo por causa da operação padrão realizada pelos fiscais da Polícia Federal no porto de Santos.
Pelo menos 15 contêineres com centenas de latas e garrafas de cervejas importadas estão presos em Santos aguardando liberação da Polícia Federal.
``Quando esses contêineres forem liberados, o número de marcas disponíveis no mercado vai dobrar", afirma Bernardo Kigiela, proprietário do Armazém dos Mil Sabores, em Moema (zona sul).
Apenas na loja de Kigiela estão sendo esperadas a chegada de 15 marcas diferentes, vindas da Bélgica, Luxemburgo e do Japão.

Texto Anterior: CONFIRA SE VOCÊ ESTÁ APTO A CHEGAR AOS 31 ANOS
Próximo Texto: Norte-americanas são suaves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.