São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bienal de arquitetura abre hoje em Recife

600 arquitetos participam do evento

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa hoje em Recife a 2ª Bienal Internacional de Arquitetura do Brasil. Até o dia 30 deste mês, ficarão expostos no Centro de Convenções da cidade mil painéis com fotos e desenhos de projetos de 600 arquitetos brasileiros e de outros 12 países.
Ao mesmo tempo, 50 arquitetos darão palestras sobre seus projetos mais recentes e sobre a visão que têm da arquitetura.
Estão confirmadas as presenças, entre outros, do suíço Mario Botta, do belga Marc Dubois, do chinês Liu Kaiji e do espanhol Josep Botey.
Além dos painéis e das palestras, esta Bienal preparou uma espécie de túnel batizado como Rua dos Arquitetos. Foi feito convite aos arquitetos para que eles desenvolvessem um projeto, em maquete (na escala 1 por 50), do que seria a casa ideal na visão de cada um.
Resultaram do convite 24 maquetes feitas especialmente para o evento.
O arquiteto José Tibiriçá, 51, que expõe nesta ``Rua", está propondo uma nova discussão. Ele incorporou na sua equipe os trabalhos da artista plástica Renina Katz.
``O estreitamento das relações com o artista enriquece a arquitetura. Acaba sendo um algo mais e até um novo suporte para as artes", afirma.
Com isso, a cobertura da casa de Tibiriçá, que pode ser vista do nível da rua, virou um painel idealizado por Renina.
A organização da Bienal espera a visita de 15 mil pessoas. O melhor trabalho escolhido pelo público receberá um prêmio de R$ 2.000.

Texto Anterior: Niemeyer faz torre ao lado do Corcovado
Próximo Texto: Noite de sexo e bebidas é vetada só às jogadoras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.