São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dólar fica mais caro

DA ``AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

A combinação de IOF maior e compulsório de 15% em operações de crédito deve ``salgar" o dinheiro captado por empresas no exterior. Embora o repasse via Resolução 63 seja isento do compulsório, o efeito vai ser notado. A razão é que os bancos trabalham com caixa unificado –dinheiro barato que entra do exterior e sai pela carteira de crédito.
Jordi Wiegerinck, da Wiegerinck Serrano Seano Associados, estima aumento de até 4% por causa do compulsório, em operações de captação via eurobônus, com prazo de três anos e repasse via Resolução 63.
Seu raciocínio é o seguinte: 1) custo médio para o banco de 14% ao ano; incorporado o imposto, o juro aumenta entre 2,33% e 2,5%. Resultado: 16,66% a 16,85%; 2) soma-se o impacto do compulsório de 15% para os bancos que trabalham com caixa unificado –aumento médio de 2,8%. Resultado: custo de captação entre 19,93% e 20,12%; 3) incorpora-se o custo da operação para o banco, da ordem de 5%. Resultado: custo em torno de 25% ao ano.

Texto Anterior: Queda de quotas é menor
Próximo Texto: Procura por leasing externo deve crescer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.