São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O UNIVERSO EM QUATRO TEORIAS

1. Molécula espacial
Desde os anos 70, Hoyle acredita que a vida na Terra veio do espaço, através de moléculas de aminoácidos que ``caíram" no planeta e se desenvolveram num ambiente favorável. ``A Vida é um fenômeno cosmológico e não planetário", diz.
2. Origem dos elementos
Junto com três colegas, Hoyle identificou em 1957 as reações nucleares que dão origem aos elementos químicos. Em 1953, ele havia previsto a instabilidade do núcleo do carbono-12, fundamental para a síntese de elementos pesados.
3. Estado contínuo
Em 1948, Hoyle propõe sua alternativa ao ``big bang". Diz que o Universo não teve começo nem terá fim. Ele estaria em expansão, mas sua densidade é constante, pois nova matéria é continuamente criada. Nos anos 60 a teoria foi derrubada.
4. Estado quase-contínuo
Em 1988, Hoyle propõe que a criação de matéria ocorre ocasionalmente em partes do Universo, que continua infinito no tempo e no espaço. Na nossa parte do Universo isso teria ocorrido na época atribuída ao ``big bang".

Texto Anterior: Polêmicas que vêm do espaço
Próximo Texto: Livro conta criação de teorias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.