São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tuma defende operação conjunta entre polícias

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador eleito por São Paulo, Romeu Tuma (PSDB), defendeu ontem junto ao presidente Itamar Franco a repetição da ``Operação Mosaico".
Realizada em 87, a operação foi considerada bem sucedida e resultou na apreensão de armas e drogas e prisão de vários traficantes nos morros e subúrbios do Rio.
A ação foi conjunta das polícias Federal, Civil e Militar, e foi desencadeada após um levantamento dos hábitos dos traficantes.
``Tem que ter uma decisão política de empregar todos os meios disponíveis para reverter esse quadro de violência no Rio" disse Tuma, que é delegado da PF (Polícia Federal) e vice-presidente mundial da Interpol (associação das polícias federais de vários países).
Tuma disse que não quis entrar em detalhes das ações pretendidas pelo governo com o presidente Itamar. ``Não me cabe aconselhá-lo. O ministro da Justiça está no Rio justamente para colher informações". O senador eleito disse que preliminarmente deve ser feito um trabalho de inteligência –que afirma já ter sido feito pelas Forças Armadas– para depois reprimir.
Tuma disse que a atuação das Forças Armadas, em conjunto com as demais forças policiais, tem que ser bem analisada para ``não ser extrapolada".
``Tem que fazer com que a situação crítica retroaja para uma situação tolerável para que a polícia possa agir depois", disse.
Tuma defendeu uma campanha para que a população seja conscientizada de que certo é a ação das autoridades, não a dependência dela da criminalidade.

Texto Anterior: Ministério vai apurar ação no Rio
Próximo Texto: Presa a maior falsa doméstica de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.