São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
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Modelos de alta performance lideram as vendas da Rainha

FILOMNEA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Rainha está na frente na pesquisa Top of Mind quando a marca em pauta é tênis.
Criada em 1934, foi parar nas mãos da Alpargatas quando esta comprou, em 1979, a empresa Saad e Companhia.
Na época os produtos eram do tipo autoclave –tipo de tecnologia que une o couro ou lona à borracha da sola, explica Alberto Bacchiocchi, 51, diretor de operações da São Paulo Alpargatas.
Ele lembra que os principais modelos eram o Montecar e o Copacabana, para lazer, ambos de lona, e o F-7, para futebol de salão, feito de couro.
Hoje o grande hit da marca é o Rainha System, linha de modelos de alta performance, lançada em 1989 com tecnologia de amortecimento totalmente nacional –para concorrer com os importados, como Nike e Reebok.
O sistema, composto por três diferentes anéis de borracha consumiu uma verba de US$ 500 mil para ser desenvolvido pela própria equipe da Alpargatas.
Carro-chefe da marca, o Rainha System terá investimento de US$ 1 milhão este ano em tecnologias.
A Rainha tem hoje perto de 25 modelos –entre dez e 15 são de alta performance. ``O bacana é que diversos modelos tradicionais são fabricados até hoje", orgulha-se Bacchiocchi.
O executivo acha que a marca é a mais lembrada devido à sua tradição –afinal, tem 60 anos no mercado–, qualidade e quantidade de publicidade.
A agência da Rainha é a Leo Burnett e o gasto anual de publicidade soma US$ 5 milhões. Entre suas ações na mídia está o patrocínio da Fórmula 1.
A Alpargatas deve vender este ano cerca de 4 milhões de pares de tênis com a marca. Destes, perto de 1,5 milhão é da linha Rainha System.
A Rainha é, em volume de vendas, a primeira marca no ranking das marcas nacionais de tênis.
Nos cálculos do diretor da Alpargatas, os brasileiros consomem anualmente cerca de 30 milhões de pares de calçados esportivos. Esta quantidade inclui os importados e o chamado mercado informal, formado por pequenas empresas.
(Filomena Sayão)

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