São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Observação a olho nu pode causar cegueira

MD
DO ENVIADO ESPECIAL

Uma universitária norte-americana ficou cega ao olhar para o Sol durante o eclipse total de julho de 1991, no Havaí. "E ela sabia dos riscos", afirma o astrônomo Roberto Boczko, do IAG (Instituto Astronômico e Geofísico) da USP.
O astrônomo faz outro alerta: "Quem olhar para o Sol por um minuto tem um alto risco de ficar cego. Mesmo olhar por 30 segundos é muito perigoso, se a pessoa for sensível."
Os astrônomos estão tão preocupados com a possibilidade de acidentes oculares durante o eclipse que produziram uma cartilha com regras para observar o fenômeno com segurança. Eles também ouviram a Sociedade Brasileira de Oftalmologia sobre o assunto.
A parte do olho que pode ser danificada pelo Sol é a retina, que fica no fundo do globo ocular.
Para o astrônomo, só há uma maneira segura de se observar o eclipse: refletir a luz do Sol numa parede branca. Isso pode ser feito de duas maneiras.
A primeira é usar uma bacia com água. A segunda é pegar uma cartolina, fazer um furo com um lápis e colocá-la na frente de um espelho. A luz que passar pelo buraco e refletir no espelho pode formar uma imagem na parede.
Se olhar a olho nu é perigoso, usar instrumentos como óculos, binóculos e lunetas é mais arriscado ainda. O astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642) ficou cego de um olho por observar eclipse com uma luneta.
O uso de chapas radiográficas e filmes fotográficos velados podem ser um paliativo, desde que usados com cuidado.
Para saber se a proteção é adequada, observe uma lâmpada transparente de 100 watts com o filme. Se apenas o filamento for visível, a proteção do filme será suficiente. Se der para ver mais alguma luz, sobreponha mais camadas do material.
Cuidado também é necessário para quem quiser fotografar o fenômeno. Uma maneira simples é espetar um palito na frente da máquina, perpendicular a ela. Aponte a máquina para o Sol. Quando a sombra do palito sumir, a máquina estará na posição.

Texto Anterior: Tempo bom garante observação do eclipse
Próximo Texto: Entenda o que são os eclipses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.