São Paulo, sexta-feira, 4 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presídios não têm 300 vagas a mais

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O Desipe (Departamento de Sistema Penitenciário), no Rio, não tem vagas para receber de uma vez os 300 presos que chegariam ao sistema caso fossem executados, como anunciou o ministro da Justiça, Alexandre Dupeyrat, 300 mandados de prisão.
A diretora do Desipe, Tânia Pereira, informou, por sua assessoria de imprensa, que todas as 8.500 vagas do sistema penitenciário do Rio estão ocupadas.
Mensalmente, o Desipe abre em média 150 vagas, resultantes da saída de presos por liberdade condicional ou término da pena. Dependendo desse movimento, haveria vagas para novos detentos.
Segundo a direção do Desipe, as expectativas de novas vagas só melhoram em dezembro, para quando está prevista a inauguração do presídio de Bangu 2 (em Bangu, zona oeste).
Bangu 2 será um presídio de segurança máxima, com capacidade para 600 presos. O Desipe prevê um remanejamento dos detentos para ocupar o novo presídio.
A área total da nova prisão é de 14.500 m2. Bangu 2 deve ter oficinas de trabalho e escolas para os presos.
Outro problema apontado pela direção do Desipe na ocupação das vagas é a existência de 200 presos condenados por crimes federais –como contrabando e tráfico de drogas– nos presídios estaduais.

Texto Anterior: Lojas fecham por morte de traficante
Próximo Texto: Edmundo, estou com você e não abro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.