São Paulo, sexta-feira, 4 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sequestrador de avião se entrega na Noruega

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um homem sequestrou um avião MD-80 da SAS que fazia um vôo doméstico na Noruega com 132 pessoas a bordo e exigiu ajuda humanitária para a Bósnia. Ele se rendeu às 21h13 (hora local).
O avião ficou várias horas no aeroporto de Gardemoen, em Oslo, com 77 passageiros e 4 tripulantes a bordo, cercado por ambulâncias e carros da polícia.
O sequestro ocorreu depois de o aparelho partir de Bardufoss, no Ártico. O avião pousou em Bodoe, como previsto, e lá o sequestrador libertou 51 reféns (todos os idosos e crianças a bordo). Em seguida o MD-80 partiu para Oslo, onde pousou às 4h15 (13h15 no Brasil).
Durante as negociações, o superintendente de polícia Juergen Hoeydahl disse que "o sequestrador parece ser um homem equilibrado e a situação está calma, dadas as circunstâncias".
Segundo Hoeydahl, o sequestrador pediu para falar com um diplomata bósnio. "Ele disse que não se trata de um sequestro terrorista. Na nossa opinião, ele está tentando passar ao mundo uma mensagem por mais ajuda à Bósnia." O homem não foi identificado.
Guerra
Na Bósnia, os sérvios foram obrigados a se retirar da cidade de Kupres (região central do país), diante de uma ofensiva conjunta do Exército controlado pelos muçulmanos e de milícias croatas.
Segundo observadores da ONU, foi a primeira vez nos 31 meses de guerra que os sérvios foram forçados a abandonar uma cidade estrategicamente importante.

Texto Anterior: Mortos por incêndio no Egito podem passar de 400
Próximo Texto: Arafat é posto para fora de um funeral em Gaza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.