São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ele salvou a vida de minha tia'

CLÁUDIA TREVISAN
DA ENVIADA ESPECIAL AO PIAUÍ

Muitos dos eleitores piauienses acreditam que Mão Santa possui dons que ultrapassam a mera habilidade como cirurgião e disseminam a fama de milagreiro e benfeitor do pobres do candidato.
Em Parnaíba, é difícil encontrar um morador que não conheça alguém que tenha sido operado pelo candidato. "Eu acho que ele tem a mão santa. Ele salvou a vida de uma tia minha que mora no interior. Na verdade foi Deus, mas com a ajuda dele", diz a cozinheira Vera Lúcia dos Santos, 39, que também já foi operada por ele.
Maria Silvino da Silva, 64, acredita que o candidato faz milagres. Ela e o marido já passaram pelas mãos do cirurgião. Um calendário com a foto de Mão Santa fica em um lugar nobre na casa de Maria: abaixo da foto do filho Vicente Silvino, morto com 13 anos.
O candidato Francisco de Assis de Moraes Souza atribui o apelido de Mão Santa à ciência médica. Mas a fama de milagreiro é reforçada por sua campanha eleitoral.
Seus adesivos e cartazes trazem o nome Mão Santa sob uma auréola que, em imagens sacras, envolve a cabeça de Cristo e dos santos.
Um de seus folhetos de campanha tem o título "A mão santa do Piauí". O texto faz uma analogia entre o "doutor Francisco de Assis" e São Francisco e começa com a seguinte frase: "A mão que salvou milhares de doentes de Paranaíba é a mesma mão que vai salvar o Piauí."
Moraes Souza diz que o apelido foi dado na década de 70 pelo presidente de um sindicato de trabalhadores rurais na inauguração de um pronto-socorro num povoado do Maranhão. Segundo ele, o apelido foi disseminado à sua revelia.
O anestesista Joaquim Narciso Cartro Filho afirma que Mão Santa é uma criação do próprio Moraes Souza. Ex-colega de trabalho do cirurgião e seu adversário político, Castro apresenta outra versão.
Ele afirma que, na inauguração do pronto-socorro, Moraes Souza começou a distribuir receitas médicas com a assinatura Mão Santa, que acabou se difundindo.
Linauria de Souza Pereira, 38, também foi operada por Mão Santa. "Ele já operou muita gente, principalmente os mais carentes."

Texto Anterior: Lira foi do Partido Comunista
Próximo Texto: Em 92, Tuma beneficiou família de Fiuza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.