São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais de 27 mil correm hoje na Maratona de Nova York

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

Hoje, às 13h50 (horário brasileiro), 27.665 pessoas largam para uma das corridas de longa distância mais importantes do mundo, a 25ª Maratona de Nova York.
Os 20.694 homens e as 6.971 mulheres que partem de Staten Island percorrem um trajeto de 42 km que termina a oeste do Central Park, no centro da ilha de Manhattan (veja mapa nesta página).
O número de brasileiros que se inscreveram na maratona deste ano chegou a 428. Cinco deles estão na lista dos corredores de destaque ("top runners").
Na categoria masculino figuram Artur Castro, 26, Luis Carlos da Silva, 29, João da Silva, 40, e Valmir Carvalho, 35. No feminino, Maria Gomez, 40.
Cinco entre os dez primeiros colocados no ano passado voltam a participar este ano. O time mais forte é dos mexicanos.
Andres Espinosa, 31, Arturo Barrios, 31, Inocêncio Miranda, 33, e Benjamin Parades, 34, estão na lista dos favoritos.
Espinosa foi o vencedor da maratona em 93, Barrios ficou em terceiro e Miranda pegou o 6º lugar. Parades foi 2º lugar em 1992.
O queniano Sammy Lelei, 30, 8º lugar no ano passado, e o português Joaquim Pinheiro, 33, 4º lugar, também voltam a correr na edição deste ano.
O inglês Steve Jones, 39, vencedor da prova em 1988, também está entre os favoritos, ao lado do belga Vincent Rosseau, 32.
Mas a grande maioria dos corredores aspira apenas participar e concluir o trajeto, que leva de três a quatro horas –para quem está em boa condição física.
Segundo o treinador Wanderlei de Oliveira, 35, que preparou a equipe do Pão de Açúcar e que participa da Maratona de Nova York há quatro anos, um dos maiores desafios da prova é manter a resistência mesmo que a temperatura e o índice de umidade do ar estejam altos.
"No ano passado a temperatura chegou a 26 graus Celsius, com 92% de umidade, o que causa ao organismo perda rápida de sais minerais." A previsão para a prova deste ano é de que a temperatura fique em torno dos 20 graus Celsius.
Brasileiros
Entre os brasileiros inscritos este ano está o empresário Abílio Diniz, 57, e um time de diretores do grupo Pão de Açúcar. A equipe vem treinando desde setembro do ano passado para o evento.
Segundo Wanderlei de Oliveira, durante um ano o grupo cumpriu um programa de treinos de uma hora e meia por dia.
"A dificuldade que enfrentamos é que o ritmo de trabalho deles era tão intenso que muitas vezes restava apenas a hora de almoço para treinar", disse.
Integram a equipe, além de Abílio Diniz, seu filho João Paulo Diniz, 30, o engenheiro José Carlos Firmino de Campos, 38, o diretor Luiz Antônio de Oliveira Vianna, 47, o diretor Caio Mattar, 37, a corredora profissional Eliana Reinert, 37, o ex-segurança Antonio Souza Filho, 33, e o próprio técnico Wanderlei de Oliveira.
"Começamos correndo 12 km por dia. Há três semanas, a equipe já estava fazendo 32 km. Prova de que realizamos um trabalho progressivo e intenso", afirmou o treinador.
Outro grupo que vem se preparando há muito tempo para a maratona é o dos cariocas Marcel Cavalcanti, 29, Mario Grisoli, 45, e Luiz Guimarães, 39.
O trio já participou de corridas de longa distância. Cavalcanti e Guimarães praticam também triatlo (natação, ciclismo e corrida).
Os três chegaram na cidade a quatro dias da corrida. "O difícil é ter que descansar antes da maratona em uma cidade como Nova York. Não paramos um minuto", disse Grisoli, que corre desde 1981 e treina duas vezes por dia.
Assim mesmo, estava firme em sua meta. "Quero concluir a prova de hoje em menos de três horas", afirmou.

NA TV
A Bandeirantes transmite a largada, a partir das 13h25, e a chegada da prova, às 15h50

Texto Anterior: Brasileiro revela nova geração de craques
Próximo Texto: Prova começou no Central Park
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.