São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prova começou no Central Park

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

Este ano a Maratona de Nova York comemora seu 25º aniversário e é dedicada a Fred Lebow, criador da corrida.
Lebow morreu de câncer no cérebro no mês passado, a exatas quatro semanas da prova.
A primeira Maratona de Nova York aconteceu em 1970, ano em que o prefeito da cidade, John Lindsay, fechou as ruas do Central Park nos finais de semana para que corredores pudessem treinar.
Na época, o trajeto era constituído de quatro voltas no Central Park. Ao todo 127 pessoas participaram, mas apenas 55 concluíram.
Em 1971, cinco mulheres participaram da corrida. Na maratona de 1972, um grupo de seis mulheres participantes sentou no chão em protesto contra a medida do Sindicato dos Atletas Amadores que indicava que elas deveriam começar a prova dez minutos antes dos homens.
Um ano depois, a maratona passou a ter uma equipe médica. Em 1974, foi feita a primeira transmissão da corrida pela TV local.
Em 76, a maratona teve um número de participação feminina nunca antes registrado: 58 mulheres. Em 77 esse número passaria para 250.
Em 1980, uma delegação chinesa participou pela primeira vez da prova. A então URSS viria a participar dois anos mais tarde.
Na corrida de 1984, pela primeira vez os vencedores (masculino e feminino) receberam prêmio em dinheiro e um Mercedes-Benz cada, no valor de US$ 25 mil.
Em 1989, Nivaldo Filho bateu o recorde brasileiro na prova, com tempo de 2h12min23, e classificação em 6º lugar. Carmen de Oliveira ficou com o 10º lugar.
Os mexicanos brilharam em 1991, com as classificações de 1º (Salvador Garcia), 2º (Andres Espinosa) e 5º (Isidro Rico).
Em 92, pela primeira vez um sul-africano pôde participar da prova, com o fim da sanção que bania a participação de atletas do país em provas no exterior. O sul-africano Willie Mtolo venceu a corrida naquele ano.
As melhores colocações dos brasileiros foram as de Osmiro Silva, 4º lugar em 92, e Marcia Narloch, 4º colocada em 93.
(DR)

Texto Anterior: Mais de 27 mil correm hoje na Maratona de Nova York
Próximo Texto: Empresário deve largar contundido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.