São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÉ ANTE PÉ; DE MUDANÇA; OURO DE TOLO

DE MUDANÇA

PÉ ANTE PÉ
Paleontólogos portugueses descobriram 200 pegadas de dinossauro na cidade de Fátima, atribuídas a um saurópodo –herbívoro que chegava a 30 metros e 25 toneladas. A descoberta, cuja datação apontou uma idade de 180 milhões de anos, confirma a hipótese de que os saurópodos teriam vivido antes do período jurássico superior, há 120 milhões de anos.

A base brasileira na Antártica está de mudança. Os brasileiros podem sair do arquipélago Shetland do Sul, onde está a base, para que outros pesquisadores possam estudá-lo. As ilhas, que estão se separando do continente, devem fornecer dados sobre a deriva continental. O arquipélago já se afastou cerca de 100 km do continente.

OURO DE TOLO
Cientistas colombianos reagiram à notícia de que um dos vulcões nacionais, o Galeras, expele meio quilo de ouro por dia. Segundo os cientistas, a notícia, divulgada pelo geólogo americano Fraser Goff, poderia provocar uma corrida do ouro na região, fronteira com o Equador. Goff disse ter encontrado pequenas pepitas entre as lavas do vulcão, que esteve em atividade no ano passado.

Texto Anterior: A sorte necessária para um aspirante a cientista
Próximo Texto: Fóssil africano de 4,4 milhões de anos inicia linhagem hominídea
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.