São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que o morcego dorme de cabeça para baixo?

Daniel Santana dos Reis, 36, analista de sistemas, SP Erasmo Garcia Mendes, do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Ciências Biológicas da USP, responde:
Bons voadores, os morcegos, mais frequentemente são maus andadores, dando-se mal no chão. Alguns, porém, como os vampiros, andam mais depressa, aos saltos. Em geral, descansam e dormem durante o dia, pendurados pelas garras dos pés encravadas nas paredes de grutas, cavernas e buracos nas árvores.
Fazem-no de cabeça para baixo, e a explicação mais provável para essa curiosa posição é que o peso da massa corpórea é tal que desloca o centro de gravidade tornando essa postura a única possível.
É difícil imaginar um morcego empoleirado como uma ave, pois, provavelmente, rodaria em torno do eixo do poleiro. Entre as aves (que são animais leves), somente passeriformes possuem garras adaptadas –eles têm três 'dedos' para frente e um para trás– para o empoleiramento permanente.
Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Fóssil africano de 4,4 milhões de anos inicia linhagem hominídea
Próximo Texto: Luz sobre os raios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.