São Paulo, domingo, 6 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passado 'persegue' a Romênia

The Wall Street Journal De Nova York

Enquanto os demais países do Leste Europeu se livram dos resquícios do comunismo, a Romênia tenta se livrar da loucura, diz reportagem do Wall Street assinada por Roger Thurow.
No final dos anos 80, o regime Ceaucesu estava em uma fase despropositada, diz o WSJ. A economia piorava, juntamente com a repressão política, e os elogios se tornaram obrigatórios.
Qualquer coisa grande, histórica, tinha que ser romena. Até as pipocas, disse o prefeito de Scornicesti, cidade natal de Ceaucescu.
Expor as falsidades tem sido fácil. Apagá-las, impossível, diz ao Journal Radu Florescu, diretor do Museu de História Nacional de Bucareste.
Durante as duas décadas da era Ceaucescu, ônibus lotados de escolares e operários obrigatoriamente visitavam o salão das homenagens do museu, cheio de objetos exaltando o PC romeno.
Não podemos fazer um julgamento objetivo do período porque o trauma, o estresse mental é muito grande. Talvez depois de uma geração possamos estar recuperados, diz Florescu ao The Wall Street Journal.

Texto Anterior: Contrabando é ameaça aos tesouros da velha China
Próximo Texto: Livro narra 1 século de Israel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.