São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
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Venda no varejo cresce 18,5%

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas de automóveis no varejo em outubro foram 18,5% maiores do que no mês anterior. O total de carros novos comercializados chegou a 102.772, contra 86.659 em setembro.
A liderança ficou com a Volks, com 32.010 automóveis vendidos, apenas 60 a mais do que a Fiat, segunda colocada (31.950). A participação de mercado foi a mesma –31,1%.
A General Motors, com 21.531 carros vendidos e 21% do mercado, manteve o terceiro lugar. Em quarto lugar, a Ford, com 10.063 (9,8%). O carro mais vendido no varejo foi o Gol (20.117). O Uno ficou em segundo (19.280).
O balanço de vendas no atacado (da fábrica para a concessionária), divulgado pela Anfavea, é bem mais modesto.
A Anfavea, que não contabiliza os carros importados, registra aumento de apenas 0,8% nas vendas de automóveis e comerciais leves.
A produção foi de 124.802 unidades, 1,83% superior a setembro. O presidente da entidade, Luiz Adelar Scheuer, diz que os números estão dentro das previsões.
Carro a álcool
A venda de carro a álcool caiu 40,66% nos dez primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 93. De 188.198 unidades em 93, as vendas despencaram para 111.679 este ano. Somente em outubro, a queda foi de 23,9% em comparação com setembro.
"A tendência do carro a álcool é sumir do mercado", diz Scheuer. Ele não faz previsões sobre prazos, mas afirma que com os atuais volumes de venda "ninguém vai investir no desenvolvimento de motores a álcool".
No mês passado foram vendidos 6.839 automóveis e comerciais leves a álcool (7,3% do total das vendas). Há um ano eles tinham 27,2% do mercado.
Entre as razões para a drástica queda nas vendas, Scheuer cita a "insegurança" em relação ao fornecimento do combustível e a diminuição das vantagens no pagamento de impostos.
(APF)

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