São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rolling Stones chegam em CDs remasterizados

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

A vinda da banda Rolling Stones ao Brasil no ano que vem (toca dias 27 e 28 de fevereiro no estádio do Morumbi, em São Paulo, e dias 2 e 4 de fevereiro no estádio do Maracanã, no Rio) reaquece o mercado de discos.
O já venerando catálogo dos Stones está sendo relançado. Os 22 discos de estúdio e outros 14, entre trabalhos ao vivo e coletâneas, ganham remasterização digital. As matrizes originais passaram por reprocessamento digital. O resultado é a transparência de timbres maior do que nos LPs genuínos.
Os direitos sobre o "thesaurus" stoniano estão divididos entre duas gravadoras: a London/Decca detém os 11 primeiros discos, lançados entre 1963 e 1970. A Virgin, a segunda fase, iniciada em 1971, que corresponde à criação do selo Rolling Stones pelo grupo.
A London, via Polygram, lançou no Brasil no último ano a coleção "The Satisfaction Years", com CDs remasterizados. Os discos estão em catálogo nacional e a Polygram promete reabastecer o mercado com mais cópias.
A Virgin, representada no Brasil pela EMI, acaba de relançar a versão nacional da segunda fase da banda. Até 1991, esse mesmo catálogo era distribuído pela CBS, que o formatou em CD sem remasterização. Na ocasião, a gravadora londrina Virgin negociou com os Stones os direitos de lançamento do catálogo e três CDs inéditos.
A banda recebeu US$ 40 milhões. Em julho, lançaram "Voodoo Lounge", o primeiro dos três CDs a serem produzidos para a Virgin. Na época, a Virgin reeditou em CD os oito primeiros LPs dos Stones, remasterizados e com a programação gráfica original. Por exemplo, foi mantido o zíper do jeans de Mick Jagger na capa de "Sticky Fingers" (1971).
Essa edição limitada chegou ao Brasil por importação. O novo lançamento em CD nacional traz capas adaptadas. Mas a qualidade sonora se mantém.
O catálogo Virgin contém várias fases da banda: a passagem dos primeiros projetos de álbum de rock'n'roll conceitual, no início dos anos 70, as tentativas de adaptar o som da banda ao pop, em meados dos 80, e o último estágio, marcado por um retorno irônico ao fundamentalismo roqueiro.

Pacote: 11 CDs dos Rolling Stones lançados em LP entre 1971 e 1989
Lançamento: EMI-Virgin
Quanto: R$ 20,00 (o CD, em média)

Texto Anterior: 'Fraternidade' é obra-prima dos anos 90
Próximo Texto: 'Sticky Fingers' é auge da banda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.