São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Sticky Fingers' é auge da banda

LAG
DA REPORTAGEM LOCAL

Se acontecesse um conclave de críticos, haveria consenso sobre os dois melhores discos dos Rolling Stones. São eles "Sticky Fingers" (1971) e "Exile on Main Street" (1972), incluídos no pacote da Virgin, que correspondem ao momento mais militantemente "junkie" da banda.
As razões da escolha, porém, seriam controversas. Alguns atribuem ao guitarrista Mick Taylor a alta densidade do som da banda.
Taylor, que havia trabalhado com o "bluesman" inglês John Mayall, ingressou na banda em 5 de julho de 1969, três dias depois da morte de Brian Jones por overdose. Bem-comportado e antidrogas, Taylor segurou o som do grupo num momento de desregramento. Nos dois discos, contou com os metais de Bobby Keys e Jim Price. Ficou até 1975, quando foi substituído por Ron Wood.
Outros dão razões de vingança. Os Stones teriam sentido necessidade de responder à má fama granjeada durante o Festival de Altamont, em 1969, que redundou num assassinato diante do palco, supostamente por incitação "demoníaca" de Mick Jagger.
Os dois trabalhos seriam uma carga pesada e ainda mais diabólica que os trabalhos anteriores. Os dois motivos são verdadeiros. Taylor forneceu espessura aos arranjos, embora não o tenha feito nos dois discos posteriores ("Goat's Head Soup", de 1973, e "It's Only Rock'n'Roll", 1974).
Uma força imoralista magnetiza os dois discos. Músicas como "Brown Sugar" e "Moonlight Mile", no primeiro, e "Tumbling Dice" e "Shine a Light", no segundo, são vincadas pela exaltação a drogas, poder e sexo.
Mas há um fundamento mais profundo, que é realçado na remasterização. Os Stones realizaram ali a primeira síntese de uma linguagem não-étnica no rock.
Até então, as bandas se influenciavam por um idioma. Velvet Underground sabia a vanguarda. Os Beatles eram afetados pelas músicas barroca e indiana.
Nos dois discos, os Stones transcenderam quaisquer raízes e forjaram o paradigma para a globalização do gênero. Inventaram o rock universal.

Texto Anterior: Rolling Stones chegam em CDs remasterizados
Próximo Texto: Crise marca meio dos anos 70
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.