São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitória bósnia poderá ajudar paz, diz ONU

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As recentes vitórias do Exército da Bósnia, controlado pelos muçulmanos e apoiado pelos croatas, contra os sérvios estão produzindo um novo equilíbrio de forças no país. Foi o que afirmou ontem o enviado especial da ONU para a ex-Iugoslávia, Yassushi Akashi.
'Até o momento os sérvios da Bósnia continuam dizendo não ao plano de paz proposto, mas a mudança na situação da Bósnia pode torná-los mais sensíveis', disse Akashi. O plano de paz prevê que 49% do território do país seja controlado pelos sérvios, que antes das últimas ofensivas muçulmanas detinham cerca de 70% da Bósnia.
Os muçulmanos afirmaram ontem terem reconquistado mais 60 km2, mas esse número foi considerado exagerado pelo porta-voz da ONU, major Koos Sol. Para Sol, essa cifra deve ser em torno de 25 km2.
O Tribunal Penal Internacional formulou ontem sua primeira acusação contra um suspeito de crimes de guerra na ex-Iugoslávia. Trata-se do sérvio Dragan Nikolic, ex-chefe do campo de prisioneiros de Susica (noroeste da Bósnia).

Texto Anterior: EUA vão investigar os pais de desaparecidos
Próximo Texto: Clinton se diz pronto para vitória dos republicanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.