São Paulo, sexta-feira, 11 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hussein faz a primeira visita oficial de um monarca jordaniano a Israel

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O rei Hussein, da Jordânia, fez ontem sua primeira visita oficial a Israel. Ele e o premiê israelense, Yitzhak Rabin, trocaram documentos com a ratificação do acordo de paz assinado em outubro.
A reunião foi em Tzemach, na margem sul do mar da Galiléia. O rei chegou à casa Gavriel de helicóptero e foi saudado por 2.000 crianças israelenses com bandeiras dos dois países.
Hussein revelou que já havia visitado Israel muitas, muitas vezes, para reuniões com o governo do país, mas essas visitas foram mantidas em segredo por temor de reações contrárias de outros países árabes.
Ontem também foi inaugurada uma ponte sobre o rio Jordão que permitirá o tráfego entre o porto israelense de Haifa e o jordaniano de Ácaba. Israel e Jordânia deverão trocar embaixadas nas próximas semanas.
O acordo irritou a OLP (Organização para a Libertação da Palestina), porque atribui à Jordânia o papel de supervisora dos locais sagrados islâmicos em Jerusalém.
A cidade é vista por Israel como sua capital –o que não é reconhecido pela ONU– e pela OLP como futura capital de um Estado palestino. O rei Hussein deverá reunir-se ainda este mês com o líder da OLP, Iasser Arafat, para discutir o assunto.

Texto Anterior: Unita desiste de acordo de paz e acusa o Brasil
Próximo Texto: Astrologia atrasam em um dia a posse de nova presidente do Sri Lanka
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.