São Paulo, terça-feira, 15 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apuração no Rio pode ser lenta outra vez

DA SUCURSAL DO RIO

A falta de treinamento para o novo pessoal que vai trabalhar na apuração das eleições do Rio poderá retardar mais uma vez o processo de contagem de votos no Estado, que levou 14 dias no primeiro turno, quatro a mais que os dez dias regulamentares.
O corregedor eleitoral do Rio, Paulo César Salomão, disse que esta foi a principal falha no esquema montado para a eleição de hoje, quando os 9,12 milhões de eleitores do Estado irão votar ao mesmo tempo para governador e para deputados federais e estaduais. A falha, segundo ele, decorreu da falta de tempo.
As eleições de 3 de outubro para deputado no Rio foram anuladas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) após constatação de fraude generalizada.
Salomão disse que o pouco treinamento do pessoal pode atrasar os trabalhos, mas não será um fator favorável à repetição das fraudes.
Ele disse esperar que os votos sejam apurados em cinco dias e afirmou que as providências tomadas irão virtualmente acabar com as fraudes.
Foram contratados 650 novos digitadores para trabalhar nas eleições. Eles receberam treinamento apenas no último fim-de-semana.
Após a anulação das eleições proporcionais de 3 de outubro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) praticamente assumiu o a organização do processo eleitoral no Estado. O TRE afirma que há apenas uma colaboração.
Foi montado um esquema de segurança sem precedentes, mobilizando 80 mil homens da Forças Armadas, Polícia Federal, SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e das forças de segurança estaduais. Haverá policiamento ostensivo em todos os pontos de votação.
O TSE investiu R$ 1,6 milhão em equipamentos, incluindo 225 novos computadores para totalização de votos, elevando o número de máquinas a 575.
Todos os juízes terão telefones e aparelhos de recepção de mensagens eletrônicas à disposição, tendo os juízes das zonas mais visadas pelos fraudadores recebido também telefones celulares.
Na maior parte dos locais de votação, as urnas e cédulas só chegarão uma hora antes do início da votação.
O TSE busca com isso evitar que presidentes de mesas preencham previamente os votos. O Rio tem 23.364 seções eleitorais.
Urnas e cédulas estão desde ontem sob guarda policial ou das Forças Armadas.
Foram trocados mesários e escrutinadores das zonas mais visadas (13ª, 24ª, 25ª e 82ª). Salomão estima que 260 mil pessoas trabalharão nas eleições do Rio.
A apuração dos votos no Rio deverá começar oficialmente às 18h de hoje, na 1ª Zona, que contará os votos no Clube da Aeronáutica (centro).
O maior ponto de apuração será o Riocentro (Jacarepaguá, zona oeste), que concentrará os votos da 13ª, 24ª e 25ª Zonas. Juntas, elas somam mais de um milhão de votos. Lá, está sendo montada até uma delegacia da Polícia Federal, para facilitar a prisão de fraudadores.

Texto Anterior: Pedetista nunca perdeu eleição
Próximo Texto: TRE faz apelo contra brancos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.