São Paulo, terça-feira, 15 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lira foi secretário duas vezes

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TERESINA

O candidato do PFL, Átila Lira, 47, foi deputado federal duas vezes e ocupava a Secretaria Estadual de Educação, antes de se candidatar ao governo.
Economista e administrador de empresas, Lira já foi secretário estadual de Trabalho na gestão de Hugo Napoleão (1982-1986) e presidente da Fundação Estadual de Saúde.
A coligação que o apóia elegeu oito dos dez deputados federais, 22 dos 30 deputados estaduais e dois senadores.
Lira utilizou o apoio que recebeu do presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), como o principal trunfo de sua campanha no segundo turno. Obteve 44,86% dos votos válidos no primeiro turno.
O candidato Francisco de Assis Morais Souza (PMDB), 47, é conhecido como "Mão Santa" por ser médico e fazer cirurgias gratuitas para os pobres. Teve 37,43 dos votos válidos no primeiro turno.
Na campanha eleitoral, usou a religiosidade e propostas de apelo popular para conquistar os eleitores. Em seus discursos, citava constantemente a Bíblia e escritores como William Shakespeare.
Iniciou sua carreira política como prefeito de Parnaíba (PI), onde obteve 87% dos votos, segundo o TRE. Foi também deputado estadual. Até novembro do ano passado, militava no PPR.

Texto Anterior: Candidatos reforçam boca-de-urna para tentar combater a abstenção
Próximo Texto: Rompimento entre o PPR e PFL equilibra eleição em Santa Catarina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.