São Paulo, terça-feira, 15 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rompimento entre o PPR e PFL equilibra eleição em Santa Catarina

SILVIA QUEVEDO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

O rompimento da tradicional aliança entre PPR e PFL na eleição de Santa Catarina mudou a correlação de forças no Estado, equilibrou a eleição e deve influir nas eleições municipais de 1996.
O presidente nacional do PMDB, deputado federal Luiz Henrique da Silveira, disse ontem que "a ruptura pode ser profunda, inclusive com desdobramentos nas próximas eleições".
O candidato do PMDB, Paulo Afonso Vieira, que disputa o segundo turno com Angela Amin, do PPR, foi beneficiado com o apoio do PFL após o primeiro turno. Ele também acredita em mudanças e disse ontem que com o rompimento "se delineiam novas composições políticas".
"Tenho noção concreta de que preciso maioria na Assembléia Legislativa para governar e isso inclui o PFL", afirmou.
No entanto, Paulo Afonso não quis dizer se o PFL participará da composição de seu virtual governo. "Isto será discutido só depois da eleição", declarou.
Paulo Afonso conta com o apoio de Jorge Bornhausen, presidente do PFL, que preteriu Angela em represália a Esperidião Amin, pela desistência do senador de concorrer ao governo do Estado pela coligação União por Santa Catarina (que incluía PFL e PPR).
Para a candidata Angela Amin, o futuro da coligação não está ameaçado. Ela disse ontem que, independente do resultado da eleição, vai procurar Bornhausen para um entendimento.
"A aliança por Santa Catarina deve estar acima dos interesses pessoais. Acredito no entendimento. Em política é assim, tudo se acomoda", declarou.
O senador Esperidião Amin afirmou que não acredita na liderança de Jorge Bornhausen. Ele disse ontem que o senador eleito Vilson Kleinubing (PFL), que apóia sua mulher, é a maior liderança do partido no Estado.
"O povo disse isto nas urnas", afirmou. Bornhausen ficou em terceiro lugar no primeiro turno da eleição ao governo.

Texto Anterior: Lira foi secretário duas vezes
Próximo Texto: Afonso perdeu eleição de 90
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.