São Paulo, terça-feira, 15 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sabesp diz que o litoral paulista terá água no verão

RCIARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

João Paulo Tavares Papa, superintendente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) nas Baixadas Sul e Norte, disse que não deve ocorrer falta de água no litoral de São Paulo durante o verão.
Entrevistados pela Folha na semana passada, moradores e comerciantes de São Sebastião disseram temer a falta de abastecimento nos próximos quatro meses devido ao aumento no consumo, provocado pelo número de turistas.
No ano passado, moradores de Boiçucanga, Maresias, Barra do Sahy e Camburi disseram que houve falta de água –nos finais de semana, principalmente.
"Esses são pontos isolados. Os mananciais que abastecem a região litorânea estão com excelentes níveis", afirmou Tavares Papa.
Mesmo sem prever falta de água, a Sabesp informou que vai reforçar o serviço com caminhões-pipa nas praias que estiverem mais lotadas durante o verão.
Sobre saneamento, o superintendente regional da Sabesp disse que os moradores devem fazer um perfeito trabalho de manutenção em casas, bares e hotéis para evitar o entupimento de banheiros.
"Em Maresias e Camburi, por exemplo, não existe rede de esgoto. São fossas que precisam de muita manutenção, que deve ser feita de acordo com o número de pessoas que poderão utilizar o banheiro", afirmou.
As chuvas de anteontem não vão alterar o sistema de rodízio implantado pela Sabesp.
Segundo a companhia, o nível de precipitação –quantidade de chuva, em milímetros– não alterou os níveis de água das principais represas que abastecem São Paulo (veja quadro nesta página).
A assessoria de imprensa da Sabesp descarta a hipótese de reduzir o número de bairros afetados pelo rodízio em função das chuvas do fim-de-semana.
Entre as principais "represas-reservatórios" de São Paulo, a mais afetada pela estiagem é a do Alto Tietê. A represa está com apenas 23,8% do seu nível normal de água.
(Ricardo Feltrin)

Texto Anterior: Procon autua 4 empresas em Sorocaba
Próximo Texto: "Rodízio aumenta risco de contaminação"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.