São Paulo, terça-feira, 15 de novembro de 1994
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Compras aumentam com o uso do cartão

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

O uso do cartão de crédito ajudou o hipermercado Bon Marché de São Paulo, do Grupo Sendas, a aumentar suas vendas.
Luiz Girotto, diretor da loja, situada na zona oeste da cidade, diz que desde que passou a aceitar o Credicard, há dois meses e meio, a média de compras por consumidor passou de R$ 50 para R$ 70.
A loja aceita também o Sendscard, cartão próprio da rede. Com a entrada do Credicard, que não cobra juros, a rede passou também a não cobrar juros dos portadores do cartão próprio –uma exceção no mercado, já que a maioria das redes cobra juros praticamente a partir do dia da compra.
Ou seja, o consumidor tem aproximadamente 35 dias para pagar sua compra.
As compras com o Credicard respondem hoje por 30% das vendas e o Sendscard, 15% da loja. Ele não revela o faturamento do hipermercado.
Girotto diz que o uso do cartão tem características próprias. É amplamente utilizado entre 19h e 22h –o executivo também não revela a porcentagem nas vendas representada pelo "dinheiro de plástico" nesse período. Só acrescenta que durante o dia, o movimento cai pela metade.
O hipermercado passou a aceitar o cartão Credicard por uma questão de estratégia, já que nas 47 lojas do Grupo Sendas do Rio não se aceita cartão. Ele explica que no Rio o grupo está consolidado, tanto pelo tamanho da rede quanto pela tradição junto ao público –a rede tem 33 anos de idade.
Em São Paulo, a loja está funcionando há cinco anos. A mesma estratégia foi utilizada na loja de Belo Horizonte, onde o Credicard passou a ser aceito há 30 dias.
Segundo Girotto, as vendas em outubro cresceram 10% em relação a setembro. A perspectiva é de um aumento igual em novembro.

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