São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Florianópolis testa o voto eletrônico

Pertence diz que é o fim das fraude

DO ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

Quase 2.000 eleitores de Florianópolis (SC) participaram ontem da mais importante experiência de voto eletrônico realizada até hoje no Brasil.
O próximo passo, segundo o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Sepúlveda Pertence, poderá ser a automação das eleições municipais de 1996 em todo o país, ainda em caráter experimental.
O teste de ontem, nas cinco seções instaladas no Educandário Imaculada Conceição, região central da cidade, foi saudado pelo presidente do TSE como "o começo do funeral da fraude".
Segundo ele, os investimentos necessários para a automação "não são de assustar, caso se esteja disposto a pagar o custo da democracia, que não é um regime barato".
Pertence votou em Brasília, pela manhã, e em seguida viajou para Florianópolis, onde acompanhou de perto a votação informatizada.
Às 17h05, apenas cinco minutos depois de terminada a votação, Pertence anunciou o resultado da totalização de 1.880 votos nas cinco seções: Paulo Afonso (PMDB), 987; Ângela Amin (PPR), 795; brancos, 12; nulos, 86.
A rapidez da apuração foi possível porque os eleitores votaram em microcomputadores. O voto eletrônico é rápido, de 15 a 20 segundos. A demora maior era a checagem da lista de votantes, ainda manual.

Texto Anterior: Cabo eleitoral é morto em Criciúma
Próximo Texto: Tiroteio em favela do Rio faz 2 feridos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.