São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidado do PMDB vence em Goiânia

DENISE MADUENO
ENVIADA ESPECIAL A GOIÂNIA

O candidato do PMDB ao governo de Goiás, Maguito Vilela é o virtual governador do Estado, segundo pesquisa do Datafolha. Vilela ficou com 52% das intenções de voto, enquanto Lúcia Vânia (PP), 39%.
O senador eleito Iris Rezende (PMDB-GO) comemorava ontem a virtual vitória de seu candidato Vilela. Rezende considera ter demonstrado mais força política para disputar a presidência do Senado.
Rezende defendeu ontem o apoio do PMDB ao governo do presidente eleito Fernando Henrique Cardoso sem, no entanto, ocupar cargos no Executivo.
"O povo não elegeu o PMDB para ser oposição. O partido deve ajudar o presidente a governar, mas sem participar com cargos no governo", afirmou Rezende.
Os outros dois senadores goianos também acompanham suas decisões. É com esse cacife político que Rezende vai tentar chegar à presidência do Senado e, por consequência, à presidência do Congresso.
A vantagem de Vilela nas pesquisas contribuiu para a falta de manifestações de rua no segundo turno das eleições no Estado.
As ruas de Goiânia estavam puco movimentadas. O observador enviado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Costa Leite, considerou a eleição no Estado "calma e tranquila".
Leite foi enviado pelo presidente do TSE, Sepúlveda Pertence, depois que a adversária de Vilela, deputada Lúcia Vânia (PP), denunciou o uso da máquina administrativa do governo estadual nas eleições.
"Não há intervenção no Tribunal Regional Eleitoral. A minha viagem está mais para visita que qualquer outra coisa", disse Leite.
Ontem à tarde, Vilela se encontrou com Leonardo, da dupla Leandro e Leonardo, já em clima de vitória. "Brigar com Iris é fria. Ele é uma fera aqui em Goiás", afirmou o cantor, se referindo à derrota dos adversários de Vilela nas eleições.
A dupla de cantores fez 29 shows para o candidato e protagonizou uma das maiores denúncias dessa eleição em Goiás. O governo do Estado foi acusado de construir uma pista de pouso e um lago na fazenda dos cantores em troca do apoio a Vilela.
Vânia voltou a afirmar que Vilela foi beneficiado com o uso da máquina na campanha. "A sociedade está perplexa", disse.

Texto Anterior: Comitês desrespeitam a legislação eleitoral
Próximo Texto: Vitor Buaiz comemora vitória no ES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.