São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD mostra arte moderna na Tate Gallery

MÁRION STRECKER
DIRETORA DA AGÊNCIA FOLHA E DO BANCO DE DADOS

O CD-ROM lançado pela Attica sobre a Tate Gallery, de Londres, reproduz apenas 150 das mais de 17 mil obras de arte do acervo do museu. O manuseio é tão auto-explicativo que torna até dispensável a consulta ao impecável manual.
A Tate foi fundada pelo governo britânico a partir da coleção pessoal de arte moderna doada por Sir Henry Tate, no final do século passado. Reúne a coleção nacional de arte britânica desde o século 17. Especializou-se em arte moderna e contemporânea internacional.
Embora atraente e divertido, o CD-ROM "Exploring Modern Art" não dá uma boa noção do que seja o museu nem faz um resumo do que tenha sido a chamada arte moderna.
Trata-se mais de um apanhado de obras do acervo, um tanto aleatório, mas apresentado com bastante didatismo e por isso relativamente útil como obra de referência.
Na tela inicial, o leitor pode escolher entre um tour guiado ou uma exploração por conta própria. As obras estão divididas em seis "galerias": Pablo Picasso, Barbara Hepworth, Arte Pop, Homens e Mulheres, Moderna Escultura Britânica e Dinamismo.
A "galeria" Dinamismo reúne obras de artistas que participaram de movimentos surgidos imediatamente antes da Primeira Guerra, como o futurismo italiano, o vorticismo inglês, o simultaneismo francês e o raionismo russo.
É possível buscar as obras também por uma lista geral de artistas e obter mais informações consultando a seção Arquivo. O CD faz uso de hipertexto, permitindo que, ao clicar uma seta que aparece junto a alguns termos, surja uma nova janela com texto explicativo.
Em dois computadores diferentes, não foi possível fazer funcionar corretamente o tour guiado e o sistema de áudio de algumas telas do CD testado.
Senti falta de zoom, para observar melhor algumas obras, e também de poder ver as esculturas de ângulos diferentes. O mais divertido foi montar uma galeria pessoal, selecionando obras e guardando o conjunto num arquivo particular.

Texto Anterior: Título para iniciantes traz lista de empresas
Próximo Texto: "Fácil Jurídico" diminui trabalho de advogado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.