São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Fácil Jurídico" diminui trabalho de advogado

ANA MARTA C. DE BARROS
ESPECIAL PARA A FOLHA

O programa "Fácil Jurídico", para "Windows", permite o acesso a bancos de dados sem que o advogado tenha que memorizar complicados comandos.
Basta clicar o mouse e lá estão o cadastro de clientes, de advogados, de partes contrárias, dos processos, das fases processuais e dos compromissos (prazos, audiências etc). Todos esses bancos de dados são interligados.
Ao abrir, por exemplo, a relação global de clientes (em ordem alfabética), pode-se selecionar um determinado cliente e, com o mouse, é possível acionar diretamente os demais cadastros a ele relacionados, como processos, compromissos e contas correntes.
Outro importante recurso do "Fácil Jurídico" está nos registros de jurisprudências e súmulas, que possibilitam cadastrar decisões para posterior consulta.
Para localizar as decisões cadastradas, clica-se o botão da opção procurar, fornecendo qualquer dado sobre a decisão desejada: o assunto, o fórum ou tribunal, a área do direito, o relator ou câmara do tribunal. Depois, é só "recortar" e transportar a jurisprudência diretamente para a petição.

Cadastro
Conta ainda com um cadastro financeiro, onde se podem relacionar contas correntes de clientes, interligadas com os cadastros de lançamentos das contas, de moedas e de suas cotações. Os lançamentos são atualizados de acordo com um histórico definido pelo advogado e o saldo é calculado automaticamente.
Mas a parte de cadastro financeiro do "Fácil Jurídico" poderia ser aprimorada, pois não existe previsão específica para cadastrar as despesas fixas de um escritório.
O programa também não prevê a possibilidade de lançar diretamente em um cadastro específico as horas trabalhadas pelos advogados para cada cliente.

Ana Marta Cattani de Barros é bacharel em direito pela USP e advogada em São Paulo

O programa "Fácil Jurídico" é da Fácil Informática, tel. (0473) 26-9177

Texto Anterior: CD mostra arte moderna na Tate Gallery
Próximo Texto: 'Windows 95' pretende ser fácil de usar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.