São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

General é contra saída do Haiti

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O comandante dos fuzileiros navais estacionados no Haiti, general John Sheenan, disse ontem que se opõe à sugestão do Partido Republicano de retirar as tropas dos EUA daquele país antes do final deste mês.
"Isso iria desfazer tudo que já fizemos de bom no Haiti. Nós criamos expectativas e a pior coisa que podemos fazer é não preenchê-las", afirmou Sheenan, em raro pronunciamento militar sobre assuntos políticos.
No domingo, o senador Robert Dole, líder da oposição no Senado, declarou que a missão dos EUA no Haiti foi cumprida com a restauração do presidente Jean-Bertrand Aristide.
Dole disse que os soldados norte-americanos deveriam estar em casa para o Dia de Ação de Graças, o mais importante feriado religioso do país, que este ano se comemora em 24 de novembro.
O secretário da Defesa, William Perry, afirmou ontem que o governo não pretende alterar seus planos de reduzir o contingente atual de soldados norte-americanos no Haiti de 14.000 para 9.000 só em 1º de dezembro.
O Partido Republicano terá a maioria do Congresso a partir de janeiro do ano que vem e muitos de seus líderes prometem alterar diversos pontos da política externa do presidente Bill Clinton.
(CELS)

Texto Anterior: Tempestade já causou 132 mortes na passagem pelo Caribe e EUA
Próximo Texto: Delta proíbe fumo em vôos internacionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.