São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney quer apoio de FHC

XICO SÁ
DO ENVIADO ESPECIAL A SÃO LUÍS

Ao comemorar ontem a vitória da sua filha, Roseana Sarney (PFL), no Maranhão, o ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP) se lançou como opção à presidência do Senado.
Esse plano, segundo o ex-presidente, só poderá se concretizar caso faça parte também da vontade do presidente eleito Fernando Henrique Cardoso.
A seguir, os principais tópicos da entrevista ao meio-dia de ontem (13h, no horário de Brasília) na casa do ex-presidente.

SENADO
Só posso aceitar a presidência do Senado dentro de um projeto político de uma amplitude maior, conjugado com o projeto do próprio governo, que passa pela reforma da Constituição.

REFORMA
As tentativas que não deram certo estavam voltadas para uma reforma constitucional muito excludente. Agora, com o presidente eleito e o conjunto de forças que o apóia, incluindo os governadores, podemos ter sucesso.

PMDB
As relações são boas com o partido. Qualquer projeto para o Senado passaria necessariamente pela indicação do meu partido.

QUÉRCIA
Não tenho nada de pessoal contra o Quércia. Nunca cultivo problemas pessoais, embora tenha divergências políticas.

ROSEANA
Foi uma campanha difícil, eu tive que entrar porque se tornou uma coisa plebiscitária em torno do meu nome. Havia até interesses nacionais voltados contra o ex-presidente Sarney.
Mas ela foi candidata com os seus próprios pés. É uma excelente negociadora, competente e já com experiência política para o cargo.

POETAS
Com a vitória de Roseana acontece a transição de um novo Maranhão rumo ao século XXI.
Passaremos da minha geração, que foi a geração dos poetas, para esta nova fase. A minha geração é a do Ferreira Gullar, Bandeira Tribuzi, que se reuniu no passado e criou um grupo reformador político no Estado.

AMAPÁ
Vou transferir o meu título do Amapá para o Maranhão. Só me candidatei lá porque não tinha legenda para concorrer aqui.

FHC
O apoio dele foi importante para a vitória de Roseana e de outros candidatos aos governos estaduais.

Texto Anterior: Roseana destaca ajuda do pai
Próximo Texto: Cafeteira reclama dos Sarney
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.