São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escrutinador é preso no Rio

RONI LIMA; DANIELA RIBEIRO
DA SUCURSAL DO RIO

O segundo dia de apuração no Rio foi marcado por descobertas de fraudes. Em Barra do Piraí, um escrutinador foi preso.
Setenta votos para os candidatos a deputado estadual Albano Reis (PMDB) e federal Monica Leite (PDT) foram impugnados pela juíza da 10ª Zona. As cédulas foram preenchidas com a mesma caligrafia.
A mesma irregularidade foi encontrada em 12 cédulas com votos para o candidato a deputado estadual Almir Rangel (PSC), acompanhado por candidatos a deputado federal.
As 12 cédulas foram anuladas pelo juiz Luiz Noronha Dantas, da 203ª junta da 25ª Zona Eleitoral (Santa Cruz), uma das zonas com mais casos de fraude no primeiro turno.
O corregedor eleitoral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Paulo César Salomão, disse que as cédulas vão a exame grafotécnico para detectar quem as preencheu.
No Maracanãzinho, onde são apurados os votos das seções da 82ª Zona Eleitoral (Nova Iguaçu, Baixada Fluminense), duas urnas foram anuladas porque haviam sido violadas.
Na zona eleitoral, que reúne mais de 300 mil eleitores, também havia suspeita de fraude em algumas cédulas com votos para os candidatos a deputado estadual Leda Gomes (PDT) e federal Itamar Serpa (PDT).
A juíza Suimei Cavalieri, que substituiu um juiz do primeiro turno, até a tarde, não havia decidido se as cédulas iriam para exame.
Em Barra do Piraí, o escrutinador Emídio Lemos Góes foi preso em flagrante fraudando cédulas em branco. Ele usava caneta vermelha, a única permitida no local de apuração, mas com a carga azul.
Ele preencheu cédulas com o nome do candidato a deputado estadual Mário Sérgio. Ele foi autuado por crime eleitoral, com pena de inafiançável de dois a seis anos de prisão.
(RONI LIMA e DANIELA RIBEIRO)

Texto Anterior: Apuração no Rio atrasa e TRE culpa juízes
Próximo Texto: Soldados 'incomodam' juiz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.