São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de carro usado cai 85% em 15 dias ;Novos

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Venda de carro usado cai 85% em 15 dias
Financiamento limitado a três parcelas paralisa o mercado em São Paulo; preços diminuem 1,7% em média
As vendas de carros usados caíram 84,98% nos primeiros 15 dias do mês em São Paulo, em comparação com a primeira quinzena de outubro.
Foram vendidos apenas 4.205 veículos, contra 27.988 no mesmo período do mês anterior. As vendas financiadas representaram apenas 9% do total. Em outubro foram responsáveis por 48% dos negócios fechados.
Os dados são do levantamento feito pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Mercadológicos da Assovesp (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo).
George Chahade, diretor da entidade, diz que os novos limites ao financiamento, estabelecidos pelo governo, paralisaram o mercado.
Segundo ele, as vendas a prazo limitadas a três prestações afugentaram os consumidores.
"A procura caiu 70%. A faixa mais atingida foi a dos carros que custam entre R$ 7 mil e R$ 12 mil", afirma Chahade.
Outra consequência da parada no mercado foi a desvalorização dos carros usados na quinzena (1,7%, em média).
Para reativar as vendas e evitar a descapitalização do setor, o governo deve rever imediatamente os prazos de financiamento, afirma Chahade. "É preciso garantir um prazo de pelo menos oito meses".
Novos
No mercado de carros novos, as consequências da redução dos prazos de financiamento ainda não foram sentidas.
A demanda continua aquecida e apenas alguns modelos de luxo são encontrados para pronta entrega. "Estamos vendendo tudo o que recebemos", afirma João Cláudio Guimarães, presidente da Assobrav (associação dos revendedores Volkswagen).
João Zarif, da Abradif (associação das concessionárias Ford), chega a falar em "pequena redução" de vendas na primeira quinzena, por causa da falta de produtos.
As vendas de automóveis e comerciais leves no atacado cresceram 59,1% nos dez primeiros dias de novembro, em comparação com idêntico período de outubro. As montadoras entregaram este mês às concessionárias 35.154 veículos, contra 22.088 no mês anterior.

Texto Anterior: Venda a prazo cai 15% e à vista 6,5% na 1ª quinzena do mês
Próximo Texto: FHC vai contemplar até 10 câmaras setoriais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.