São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 1994 |
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Dirigível vem ao Brasil e faz passeios no Rio
CARLOS KAUFFMANN
Inicialmente, ele fará sobrevôos turísticos no Rio de Janeiro, levando quatro turistas por vez. Devido à "guerra" nos morros cariocas, por precaução a cabine terá um fundo à prova de balas. A uma altura de cerca de 300 metros, o dirigível fará o percurso Barra da Tijuca-Pão de Açúcar numa média de 45 minutos. O preço do passeio não foi divulgado. O modelo, fabricado nos EUA, tem 39 metros de comprimento, dez metros de diâmetro e velocidade média de 90 km/h. No mundo, há nove dirigíveis como o que virá ao Brasil, de um total de 25. O dirigível, que utiliza para flutuar o hélio –um gás não-inflamável–, é recoberto por um material translúcido que permite ser iluminado à noite. Como será impossível ignorar esse outdoor gigante, um dos usos previstos para o dirigível é o de levar publicidade em seu bojo. Segundo o empresário Paul Gaiser, 39, responsável pela vinda do dirigível, há planos de trazê-lo para São Paulo, "em janeiro ou fevereiro de 95", e Porto Alegre. Gaiser, bicampeão de asa-delta e o primeiro a ter um ultraleve no país, irá pessoalmente buscar o dirigível nos Estados Unidos, tendo o navegador Amyr Klink como tripulante no vôo inaugural. Após um vôo-teste, do Estado de Oregon (EUA) a Montreal (Canadá), eles percorrerão em 15 dias toda a Costa Leste norte-americana, o Caribe e o norte da América do Sul até chegar ao Rio. A viagem –ou "expedição", como prefere Gaiser– será documentada em fotos e vídeo e prevê dez paradas. Para tanto, um avião de apoio fincará previamente no solo postes que "ancorarão" o dirigível nas escalas. Gaiser diz que outros fins previstos para o dirigível incluem tomadas aéreas para TVs, sobrevôos para pesquisa ambiental e o ensino de pilotagem do enorme veículo. Na época, os dirigíveis utilizavam o hidrogênio para subir. Como era altamente inflamável, uma norma proibia os passageiros de fumar a bordo. A base aérea de Santa Cruz, no Rio, mantém até hoje o hangar original dos dirigíveis alemães. Texto Anterior: Feira de turismo movimenta US$ 100 mi Próximo Texto: Capital chilena é mais do que mera escala Índice |
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