São Paulo, sábado, 19 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE pede apoio de FHC para mudar eleição

FLÁVIA DE LEON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Informatização das eleições, elaboração de um novo Código Eleitoral, aprovação de nova Lei Orgânica dos Partidos Políticos e implantação do voto distrital.
Esta é a agenda para 1995 fechada ontem pelo presidente eleito Fernando Henrique Cardoso com o futuro presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Carlos Velloso.
No encontro que durou cerca de 30 minutos, Velloso defendeu a elaboração de uma nova lei orgânica para compatibilizá-la com a nova Constituição, que deu autonomia aos partidos.
"Existem questões internas, como a fidelidade partidária, que devem ser discutidas no estatuto do partido. Também precisamos resolver esta proliferação de pequenos partidos", disse Velloso.
A proliferação dos partidos não foi discutida especificamente entre Velloso e FHC, mas o ministro disse entender que uma nova lei orgânica pressupõe uma reorganização no quadro partidário.
A implantação do voto distrital e a informatização das eleições estão ligadas. Segundo o ministro, é preciso informatizar totalmente para evitar fraudes como as que ocorreram no Rio.
Velloso disse que o presidente eleito "abraçou" integralmente suas idéias.

Texto Anterior: Eleito tenta aprovar lei das concessões
Próximo Texto: Cúpula das Américas vai discutir comércio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.