São Paulo, sábado, 19 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-negociador cria oposição a Arafat

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ex-líder da equipe de negociação de paz palestina criou um partido de oposição a Arafat na Autoridade Palestina.
Haider Abdel Shafi disse em entrevista ao jornal israelense "Haaretz" que intelectuais e profissionais liberais criaram o Movimento pela Reconstrução da Palestina. O objetivo do grupo é combater a "gestão autoritária" de Arafat na Autoridade Palestina.
É o primeiro movimento aberto de oposição a Arafat em Gaza e Jericó que não é contra o acordo de paz com Israel.
Shafi, que já negociou com Israel em nome da OLP, disse que "com toda probabilidade" seu movimento participará das eleições nos territórios da Autoridade Palestina. A eleição ainda não tem data marcada, mas sua realização está prevista no acordo de paz.
O movimento de Shafi defende uma maior democratização dos territórios palestinos. A crítica ao perfil autoritário não é novidade entre palestinos.
Pouco antes de se mudar para Gaza, Arafat convocou um grupo de líderes dos territórios ocupados para irem a Túnis, onde morava e onde fica a sede da OLP.
O objetivo era conseguir declaração públicas de lealdade. Pessoas como Hanan Ashrawi (que defende a melhoria da situação social dos territórios ocupados, especialmente a da mulher, como prioridade) deram a declaração, mas as críticas não pararam.

Texto Anterior: Jihad Islâmica monta um regimento suicida
Próximo Texto: Falta de dinheiro é ameaça, diz ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.