São Paulo, domingo, 20 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinco nomes disputam presidência

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos primeiros embates na Assembléia Legislativa será a disputa pela presidência da Casa. Os dois partidos com maior número de deputados –PMDB e PSDB– devem postular o cargo.
As articulações já tomam corpo nas legendas. No PMDB, três nomes estão na disputa interna: Paschoal Thomeu, deputado mais votado nas eleições; Uebe Rezek, atual líder da bancada; e Mauro Bragato. No PSDB, surgem dois nomes: o da atual líder da bancada, Célia Leão, e o de Ricardo Trípoli.
A esquerda da Assembléia também pode lançar um candidato, caso julgue que os escolhidos por tucanos e peemedebistas representam setores muitos conservadores.
Neste caso, provavelmente a escolha recairia sobre um nome do PT. De qualquer forma, uma candidatura deste tipo serviria só para marcar posição.
Os deputados mais à esquerda tentam articular a criação de um bloco que eles chamam de "democrático", envolvendo parlamentares do PT, PC do B e partes do PMDB e PSDB.
Renovação
A assessoria parlamentar da bancada do PT na Assembléia fez estudo sobre os deputados eleitos.
Segundo Antônio Dória, responsável pelo trabalho, os setores de educação e saúde são os que mais interessam a eles. Boa parte ocupou cargos ligados à educação em administrações estaduais ou municipais.
Dória classificou os deputados eleitos. Segundo sua divisão, metade deles é de centro-direita, um terço tem posições de centro-esquerda e o restante é de centro.
A renovação na Casa foi grande. Dos 94 eleitos, 51 são novatos.

Texto Anterior: Deputado quer posse em março
Próximo Texto: Equipe de Montoro volta ao poder em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.