São Paulo, domingo, 20 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos temem mais restrições

AGÊNCIA DINHEIRO VIVO'
DA "AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

O receio de que o Banco Central imponha medidas restritivas à captação externa através de eurobônus fez com que os bancos acelerassem estas operações.
O custo de captação para as instituições está ao redor de 10,5%/11,5%, mesmo depois da alta dos juros nos EUA. O custo do empréstimo depende do porte dos clientes. Para as grandes empresas, fica em torno de 25% mais variação cambial.
A procura por crédito mais barato em dólar fez crescer também a emissão de comercial paper e export notes. A liberação do crédito, contudo, está condicionada ao casamento da operação.
O banco monta o lançamento em nome da empresa, mas só fecha o negócio se encontrar tomador para o papel, através da mesa de operações. Com isso, evita que o dinheiro passe pela tesouraria e haja recolhimento compulsório.
Na semana passada, um banco de atacado oferecia às grandes empresas exporte notes por 90 dias a 19% ao ano mais variação cambial. Um custo igual ao over previsto para novembro: 4,07%.

Texto Anterior: Mercado aposta na queda da inflação
Próximo Texto: Saiba como abrir o seu próprio negócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.