São Paulo, domingo, 20 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Empresas viabilizam trabalho em casa

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Muitos profissionais sonham em trabalhar em casa, livres de saltos altos, nós de gravatas e olhares controladores. Hoje –com o apoio de computador, telefone celular, fax e pager– esse sistema de trabalho começa a ser adotado por empresas, em geral multinacionais.
Nos últimos anos, as organizações vêm refazendo os cálculos da relação custo-benefício de abrigar todos os funcionários durante toda a jornada em suas instalações.
Os resultados mostram vantagens na adoção de uma alternativa que permita ao profissional trabalhar fora da empresa –muitas vezes na própria casa.
O benefício mais visível para o funcionário é o melhor aproveitamento do tempo. Horas perdidas em congestionamentos ou salas de espera podem ser melhor aproveitadas por quem tem um notebook (computador portátil).
A diminuição de procedimentos burocráticos também pode ser notada. Memorandos, por exemplo, são substituídos por mensagens via computador. A produtividade, portanto, tende a aumentar.
Para a empresa, a principal vantagem está na redução de gastos com infra-estrutura. Quanto menos funcionários, menor a necessidade de salas e de secretárias.
"Conseguimos reduzir dois terços de nossos custos com infra-estrutura", afirma Carlos Pougy, 54, diretor de marketing da Andersen Consulting.
A consultoria mudou-se há um mês para um novo prédio, em São Paulo, segundo as especificações de um programa de organização interna, o "Just in Time Office".
Em vez de instalar salas para cada um de seus 68 gerentes, a Andersen Consulting montou apenas 20, ocupadas em rodízio segundo a necessidade dos profissionais.
No restante do tempo, eles trabalham junto a clientes ou em casa. Equipados com notebooks, os gerentes têm acesso aos arquivos da empresa.
Segundo Robert Wong, 46, diretor-geral da Korn/Ferry International, essa tendência começou nos EUA, nos anos 70, com a flexibilização da jornada de trabalho.

Próximo Texto: Funcionário amplia sua carteira de clientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.