São Paulo, domingo, 20 de novembro de 1994
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Funcionário amplia sua carteira de clientes

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Dez anos atrás, Francisco Abranches, 40, representante de vendas da Kodak Brasileira, não conseguiria atender uma carteira de 224 clientes em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Atualmente, ele não só consegue lidar com essa lista como faz boa parte do trabalho em seu apartamento em Santo André, na região do ABC paulista.
O representante montou no quarto de empregada um escritório com computador, telefone e secretária eletrônica –comprados e instalados pela própria Kodak.
"Antes eu estava amarrado a memorandos e reuniões frequentes na empresa", conta. "Hoje dedico 80% de meu tempo aos negócios."
Abranches trabalha cerca de duas horas diárias em casa, quando não está atendendo clientes. Ele prepara as visitas e informações sobre estoques da Kodak e mantém a correspondência em dia.
"Tento não atrapalhar a rotina doméstica. Quando a máquina de lavar está em uso, faço os telefonemas na sala."
O gerente sênior Teutly Correia, 32, também opta por trabalhar em casa quando não está alocado em um cliente, em vez de usar o escritório da Andersen Consulting.
Há um ano, Correia recebeu da empresa um notebook. O computador proporcionou maior velocidade na troca de informações. "Aproveito cada minuto de trabalho para ampliar o tempo reservado para a minha vida pessoal."
Ele vai à Andersen uma vez por semana. Nessas ocasiões, toma posse de seu arquivo móvel e se instala em uma das 20 salas disponíveis naquele momento.
"Não sinto falta do contato pessoal com os colegas. Eu me comunico com eles por correio eletrônico e, eventualmente, nos encontramos para um chope."
(DCM)

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