São Paulo, domingo, 20 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salto cultural

ÉLBIO FERNANDEZ MERA

Um dos importantes exemplos de atuação cooperada é o sistema integrado de vendas
Na Argentina, mais de 50% dos negócios são feitos entre imobiliárias participantes do sistema
Em todo o mundo, os profissionais imobiliários estão avançando cultural e tecnicamente. No aspecto cultural, percebemos que algumas práticas do mercado, como a atuação isolada e individual de uma empresa, abrem espaço para novos conceitos de trabalho, em especial as parcerias.
Um dos mais importantes exemplos de atuação cooperada, praticado por diversos países, é o sistema integrado de vendas.
De maneira computadorizada, um "pool" de empresas imobiliárias cadastra a oferta de imóveis e todas as informações sobre os produtos disponíveis para a comercialização. As listas com os dados consolidados são fornecidas aos usuários cadastrados, que passam a ter em mãos não apenas as unidades de suas carteiras, mas tudo o que o universo do mercado tem a oferecer aos interessados.
Na Argentina, por exemplo, mais de 50% dos negócios estão sendo feitos entre as imobiliárias que participam do sistema, numa harmoniosa integração. No Canadá, este porcentual chega a 90%.
Através do sistema integrado de vendas amplia-se o mercado para todos. Qualquer corretor, individualmente, passa a ter porte de uma grande imobiliária, pois pode trabalhar todas as alternativas do mercado. E as empresas que já são grandes tornam-se ainda maiores.
O Brasil, por enquanto, não pratica esta sinérgica e produtiva modalidade. Apenas no Paraná temos um exemplo pioneiro desse sistema.
Para a Fiabci/Brasil (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias/Brasil), especialmente em face da globalização dos mercados, é chegada a hora de o país ter em operação esse importante instrumento. Multiplicação dos negócios e, principalmente, total satisfação do cliente são os primeiros efeitos do sistema. Além disso, maior incremento dos negócios, com impactos diretos no contexto econômico e social.
É por esta razão que pretendemos realizar, no ano que vem, o 4º Encontro Internacional dos Profissionais Imobiliários, sobre o tema "Sistema Integrado de Vendas: Revolução no Mercado Imobiliário".
Objetivos: conhecer as experiências internacionais, entender o funcionamento do sistema e preparar o grande salto cultural do mercado imobiliário brasileiro.
Temos certeza que, pelos benefícios aos corretores, incorporadores, proprietários e compradores de imóveis, este sistema obterá ampla adesão dos profissionais imobiliários do país, proporcionando uma revolução no mercado e permitindo informação efetiva sobre o comportamento de um segmento vital para a economia nacional.

Texto Anterior: 'Tendência é grande confusão', diz arquiteto
Próximo Texto: Patrimônio preserva vegetação da área
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.