São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frio é surpresa no exame

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Marcada pelo calor, o início da primeira fase da Fuvest teve ontem um início atípico. Fazia frio em São Paulo –os relógios marcavam 17 graus.
"É a primeira vez que isso acontece", confirma o vice-diretor da Fuvest, José Atílio Vanin, que trabalha com vestibulares desde o início dos anos 80.
"É muito melhor fazer a prova no frio. No calor a gente fica com moleza e não rende nada", diz Carolina Ricardo, 20, candidata a geografia na USP, que fez exame no colégio Fernão Dias Paes, no bairro de Pinheiros (zona oeste de São Paulo).
Carolina elogiou o novo formato do vestibular da Fuvest –realizado agora em dois domingos, ontem e 4 de dezembro.
"Tenho dificuldade em resolver questões de exatas. Por isso, acho muito melhor que a gente tenha uma segunda fase mais específica", afirma.
Ela não acha que o fato de fazer o segundo dia de provas só no dia 4 de dezembro seja ruim. "É até legal, porque você dá uma descansada", diz.
Opinião diferente tem Ligia Ramos Centurion, 18, candidata a publicidade, curso mais concorrido do vestibular, com 84,1 candidatos por vaga. Para ela, o intervalo de uma semana "só aumenta o nervosismo".
"Se você vai mal no primeiro dia, acho que a tensão vai toda para o segundo. Isso é muito ruim", avalia a candidata, que esperava acertar pelo menos 50 das 80 questões da prova de ontem.
Ausência no 2º dia
O vice-diretor Vanin diz não acreditar em uma ausência grande no segundo dia por conta de candidatos que forem mal no primeiro.
Para ele, o vestibulando não precisa se preocupar e deve comparecer normalmente no segundo dia de exame.
Vanin critica o fato de as universidades estaduais de São Paulo –USP, Unesp e Unicamp– terem exames tão próximos. "Fica puxado. Mas, pelas estatísticas que temos, no máximo 30 mil pessoas fazem Fuvest e Unicamp ao mesmo tempo."
A prova da Unicamp acontece no próximo domingo, dia 27. No domingo seguinte acontece o segundo dia da primeira fase da Fuvest.
O candidato às três universidades só terá o dia 11 de dezembro para descansar, pois nos dias 18, 19 e 20 acontece a fase única da Unesp.
(LPz)

Texto Anterior: Fuvest usa 'prova colorida' contra cola
Próximo Texto: Alunos aprovam exame novo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.