São Paulo, terça-feira, 22 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CML muda versão sobre saída

FERNANDO RODRIGUES
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O Comando Militar do Leste (CML) modificou ontem a versão sobre desocupação do morro da Mangueira na tarde de domingo.
No domingo à tarde, às 15h30, o porta-voz da Operação Rio, o coronel Ivan Cardozo disse: "A tropa federal já está se retirando (...) Permanecem na ocupação da área tropas da Polícia Militar."
A declaração de Cardozo está gravada. Não houve ocupação da Mangueira por parte da PM depois que o Exército saiu do local.
Ontem, Cardozo disse: "(A ocupação pela PM) estava prevista no planejamento inicial. E como todo planejamento é flexível, ele foi mudado."
A explicação de Cardozo não confere com a realidade. Às 15h30 do domingo, quando Cardozo deu sua declaração, já não havia tropas da PM na Mangueira.
O Exército voltou a enfatizar ontem que considera que "a Mangueira ficou livre do controle do narcotráfico".
Segundo Cardozo, a favela estaria "em condições de receber o poder público, para que ele possa tomar as medidas sociais que sejam necessárias".
Na outra favela onde houve invasão e ocupação, no morro do Dendê, "houve-se por bem deixar uma tropa patrulhando ostensivamente o local". A PM não havia se pronunciado até as 19h de ontem sobre a ocupação da Mangueira.
(FR)

Texto Anterior: Cocaína volta a ser vendida no morro
Próximo Texto: Exército volta a subir Andaraí
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.