São Paulo, sábado, 26 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC propõe revisão dos monopólios estatais

VIVALDO DE SOUSA

VIVALDO DE SOUSA; GABRIELA WOLTHERS; SILVANA QUAGLIO; EUMANO SILVA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente eleito Fernando Henrique Cardoso decidiu ontem, em reunião com assessores, que encaminhará em fevereiro ao Congresso emenda constitucional propondo a flexibilização dos monopólios estatais.
A greve dos petroleiros, suspensa ontem, repôs na ordem do dia o problema dos monopólios. A questão vinha sendo estudada pelo deputado Nelson Jobim (PMDB- RS), escolhido por FHC para sistematizar as emendas que serão enviadas ao Congresso.
A idéia de FHC é manter monopólios como o do petróleo nas mãos do Estado, mas abrir a possibilidade de parcerias com o setor privado.
Estudam-se também mecanismos que permitam estabelecer concorrências do setor estatal com empresas privadas.
O encontro de ontem teve como novidade a participação do vice-presidente eleito Marco Maciel (PFL-PE). Foi a primeira vez que Maciel, conduzido a coordenador político das reformas, tomou parte desse tipo de encontro.
Estavam presentes também os deputados José Serra (PSDB-SP), Nelson Jobim (PMDB-RS) e Gustavo Krause (PFL-PE), o coordenador do programa de governo, Paulo Renato Souza, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Clóvis Carvalho, o assessor especial do ministério, Edmar Bacha, o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Luciano Patrício, e os assessores Eduardo Jorge e Eduardo Graeff.
Além da questão dos monopólios, dicutiram-se as reformas tributária e da Previdência. Falou-se também sobre idéias de reformulação da ordem econômica, sistema financeiro e funcionalismo.
FHC afirmou na reunião que fará um pronunciamento no Senado no próximo dia 14, onde exporá as linhas mestras de suas reformas.

Texto Anterior: FHC quer programa de renda mínima
Próximo Texto: Stephanes deve ser o ministro da Previdência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.