São Paulo, sábado, 26 de novembro de 1994
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Empresas definem plano para aeroporto

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em reunião realizada ontem na Fiesp, representantes das companhias aéreas, Receita Federal, indústrias e armazéns privados aprovaram um plano de emergência para descongestionar o terminal de cargas do aeroporto de Guarulhos.
A partir de segunda-feira, as novas cargas de importados serão levadas para armazéns alfandegados fora do aeroporto. A medida será tomada independente da Infraero, estatal responsável pela administração dos aeroportos.
A Varig, que concentra 50% das mercadorias importadas que chegam por via aérea em São Paulo, restringiu o transporte de cargas perecíveis para os aeroportos de Guarulhos e de Viracopos (Campinas-SP), também congestionado. Ela só está aceitando pequenos volumes, sobre os quais possa ter controle.
Segundo Celso Torres, gerente do departamento de cargas da Varig, a medida foi tomada depois que um carregamento com 120 mil testes de Aids, importados pela Secretaria de Saúde do Estado, estragou no terminal de cargas por ter ficado dez dias fora da geladeira. O Estado quer que a empresa o indenize da perda, de US$ 480 mil.
A gerente de cargas da Canadian, Malba Pinho, disse que sua empresa também restringiu o transporte de perecíveis para São Paulo. Todas as grandes companhias acompanharam a decisão, segundo a Varig.
Embora tenham decidido levar as cargas para terminais fora do aeroporto, as companhias aéreas temem que a Infraero cobre delas a taxa de capatazia e armazenagem, de 1% sobre o valor do produto a cada período de cinco dias. Nos nove armazéns alfandegados de São Paulo, a taxa é de 0,3% a cada dez dias.
O superintendente da Infraero no aeroporto de Guarulhos, Oswaldo Sansone, disse à Folha que o desvio das cargas para terminais privados não vai resolver a crise do aeroporto.
Sansone disse que cabe ao importador, e não à companhia aérea, determinar se a carga deve ir para um armazém alfandegado. Afirmou também que a Infraero vai cobrar a taxa de 1% sobre o valor dos importados que forem para os armazéns.

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