São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor usa efeitos especiais

DA SUCURSAL DO RIO

Sem recorrer a pirotecnias, o diretor-geral da minissérie "Incidente em Antares", Paulo José, usou efeitos especiais para criar o clima de realismo fantástico que marca o livro.
Os sete mortos insepultos, por exemplo, não têm reflexo nos espelhos. Para criar esse efeito, dois recursos foram utilizados. No primeiro, um computador passou uma "borracha eletrônica" no reflexo dos atores; no segundo, foi feita uma colagem e cenas de espelhos sem reflexo foram editadas sobre imagens de atores nos espelhos.
Outro efeito foi usado para simular um vôo pela cidade de Erotildes (Pera) e Pudim de Cachaça (Guarnieri): os atores foram filmados pendurados ou em cima de um disco giratório, tendo ao fundo uma parede azul. Através do computador, esta parede foi recortada e, em seu lugar, superpostas imagens de Antares.

Texto Anterior: "Incidente em Antares" faz parábola do autoritarismo
Próximo Texto: Livro é alegoria da mesquinhez nacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.