São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido recadastrará filiados

DA REPORTAGEM LOCAL

O PT vai recadastrar seus filiados a partir dos encontros (convenções municipais de 95).
A reunião do Diretório Nacional do partido, encerrada ontem em São Paulo, não aprovou a idéia de Luís Inácio Lula da Silva, que queria zerar as filiações e só permitir o voto nas convenções de quem tivesse se recadastrado.
Contra a idéia de Lula, foi argumentado que a legislação não permite a desfiliação unilateral.
Foi encontrada, então, a solução que determina que nos próximos encontros ainda será permitido o voto para os que atualmente estão filiados.
Quem não se refiliar nos encontros, ainda terá um prazo para o recadastramento. Só após esse prazo, que ainda não está estipulado, é que o militante será desfiliado do partido.
Até o início da noite de ontem, o diretório ainda não havia votado a resolução sobre a posição do partido diante do futuro governo Fernando Henrique Cardoso.
A tendência era o PT declarar-se na oposição, mas abrindo espaço para a apresentação de propostas para confronto com as teses do governo tucano.
Uma questão polêmica era se a oposição do partido englobaria também os governos recém-eleitos do Espírito Santo e do Distrito Federal.
Vítor Buaiz e Cristovam Buarque, governadores eleitos dos Espírito Santo e do Distrito Federal, respectivamente, já se declararam contra a idéia de transformarem suas administrações em trincheiras da opisição.
"'Quem deve fazer oposição é a bancada do partido", afirmou Buaiz.
Na avaliação da cúpula, a possibilidade da aprovação da inclusão dos governos petistas na oposição clara a FHC poderia se transformar em mais um foco de tensão no partido.

Texto Anterior: CPI investigou empreiteira que ajudou PT
Próximo Texto: Fleury critica Covas e o acusa de "incoerência"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.