São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verde critica governador

SAULO DE LARUE
DA REDAÇÃO

O deputado federal eleito pelo PV (Partido Verde) Fernando Gabeira (RJ) rejeita a exploração madeireira defendida por Mestrinho.
Para ele, há possibilidade de desenvolvimento auto-sustentado que conciliam progresso com preservação. Cita como exemplos as reservas extrativistas, a produção de couro vegetal e o turismo ecológico.
Gabeira discorda de que o índice de devastação da floresta não seja preocupante: "Não podemos comparar os 300 anos de exploração portuguesa com os níveis de devastação dos últimos anos e do regime militar", diz.
Índios
Gabeira afirma que Mestrinho confunde evolução técnica com civilização na sua visão da questão indígena. Para ele, a integração do índio à civilização ocidental é um "genocídio cultural".
E faz uma provocação: "É provável que as civilizações inca e maia tenham tido visões de mundo mais amplas que a de Mestrinho."
Para o deputado eleito, o governador do Amazonas "está repetindo o que os interessados na exploração da região defendem".
Como os índios são um obstáculo à exploração da Amazônia, acha Gabeira, há interesse em que eles sejam "ocidentalizados".
Gabeira defende que os índios sejam protegidos em reservas e recebam assistência do governo para preservar a sua civilização.
(Saulo de la Rue)

Texto Anterior: 'Índio quer ser aculturado', diz governador do Amazonas
Próximo Texto: Governo cancela 75 projetos da Sudene
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.